dp.fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!!

+5
Ipsilon
Pedro La Ruína
juanito
kreby
goldslash
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!! Empty Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!!

Mensagem por goldslash Qui Jun 28, 2012 2:54 am

Eu criei esse tópico, meio que para perguntar algo... Mas já pra deixar aberto também caso alguém precise... Tem o dúvidas da Dpzine, mas minha dúvida é pra roteiros...

Então é o seguinte... Estava eu lá escrevendo umas histórias que eu ainda tenho que mostrar... E então comecei "daquele jeito"... Mais tarde lendo história aqui percebi que é algo comum, já não sei se isso é bom ou ruim...

Mas eu queria saber como vcs acham certo começar o roteiro?? Muitas vezes se começa na escola... Esse outro meu o cara começa em casa... Ou sempre dando aquela ideia de vida pacata não é??

Também daria pra começar com ele meio perdido e se for de luta, já estar no meio de ação...
Mas que mais começos podem ser usados, oq vcs acham??

Acho q ngm gosta de falar sobre ideia, mas a proposta seria algo mesmo...Pra pensar sobre finais e inícios...Que são as partes mais importante também, um início muito bom pra demonstrar e um final pra fechar com chave de ouro não é.

Quem quiser da uma opinião, se estrovar atrapalhar, mando pra lixeira, nem posso.
È isso!!
goldslash
goldslash

Mensagens : 2685
Data de inscrição : 12/04/2012
Idade : 31
Localização : é o termo usado em geografia e áreas afins para designar a posição de algo num espaço físico.

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!! Empty Re: Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!!

Mensagem por kreby Qui Jun 28, 2012 3:06 am

humnmn ... o devaneio, eu comecei com o auge da desgraça, para mostrar que uma pessoa no fundo do posso pode ficar perdida de várias formas.
em Ceifeiro, quis mostrar no começo, como a vida dele era boa para dar enfase na tragédia e para "justificar" os atos dele no futuro.
Em FYJI, começo com um assassinato, mostrando que o objetivo principal do assassino é chamar a atenção.
E tem outra ideia que tenho, que não tem nome ainda, que eu começo com uma confusão entre soldados e um pai de família, e ai o filho do casal desperta um poder e acaba matando todo mundo, ou seja, só ele sobrevive...(essa é só ideia... não escrevi nada sobre isso ainda!)

Então.... cada um é cada um ... o começo tem que ser coerente com o enredo... aliás, o começo é a parte mais importante, se não chamar atenção do leitor, já era...
kreby
kreby

Mensagens : 1473
Data de inscrição : 23/04/2012
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!! Empty Re: Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!!

Mensagem por goldslash Qui Jun 28, 2012 3:12 am

saahusashdsuah concordo, é mto importante...
Realmente varia de história pra história, mas tipo ás vezes quando vc quer contar algo mais da vida... E isso for shounen, seu personagem deveria estudar(na maioria das vezes)... Então as vezes começar com escola, será q é mto cliche??
Digo acho q escola não tem fugir...

As vezes quero fazer um shounen, mas faço geral sem familia KKK
Mlk shounen n ter familia, parece Naruto KKK... Alguns tem mas n aparecem...

È fd xD. Tem umas q começa com familiar morreu e o cara quer vingança , essas já acho mto ruim...
goldslash
goldslash

Mensagens : 2685
Data de inscrição : 12/04/2012
Idade : 31
Localização : é o termo usado em geografia e áreas afins para designar a posição de algo num espaço físico.

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!! Empty Re: Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!!

Mensagem por juanito Qui Jun 28, 2012 3:16 am

hm... Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!! 1545505134 geralmente eu penso em 1 base pra historia depois em um possivel começo e um possivel fim e vejo se um combina com o outro se combinar eu vou criando a historia em cima disso + n é tao bom pq nem sempre esse possivel fim bate com o enredo da historia q vai se desenrolando com o tempo Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!! 1805953252 muahahah acho q é pq n pranejo nada Razz
+ basicamente faço pensando q o começo é pequeno e serve só para apresentaçoes e ambientaçao depois vem o enredo q é maior parte da historia e o fim contuma ser pequeno tbm as vezes até menor que o inicio ;D

as x começo com o cara em sua vida cotidiana ai ele entra na trama ou eu ja começo do meio e vou explicando os acontecimentos q acontecem para o personagem esta nessa parte da historia saka ;D
juanito
juanito

Mensagens : 2653
Data de inscrição : 14/03/2012
Idade : 30
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!! Empty Re: Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!!

Mensagem por kreby Qui Jun 28, 2012 3:21 am

goldslash escreveu:...È fd xD. Tem umas q começa com familiar morreu e o cara quer vingança , essas já acho mto ruim...
(Ceifeiro começa assim Sad...)

Não acredito em clichês... em questão de lugares, pode ser na casa dele ou na escola ou na patacapareu... isso é o de menos... acho que, seja onde for, deve fazer sentido para o personagem ele estar ali!
é claro, a não ser q ele acorde com amnésia e a partir daí a trama comesse!!
kreby
kreby

Mensagens : 1473
Data de inscrição : 23/04/2012
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!! Empty Re: Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!!

Mensagem por goldslash Qui Jun 28, 2012 3:35 am

juanito escreveu:as x começo com o cara em sua vida cotidiana ai ele entra na trama ou eu ja começo do meio e vou explicando os acontecimentos q acontecem para o personagem esta nessa parte da historia saka ;D

Normalmente tento começar assim... Mas aí q tá, as vezes fazendo algo parecido, já parece algo de menor qualidade mais frágil.

kreby escreveu:
(Ceifeiro começa assim Sad...)

Não acredito em clichês... em questão de lugares, pode ser na casa dele ou na escola ou na patacapareu... isso é o de menos... acho que, seja onde for, deve fazer sentido para o personagem ele estar ali!
é claro, a não ser q ele acorde com amnésia e a partir daí a trama comesse!!

Hum entendo... Na verdade os personagens mais novos, em tramas realistas eles estudam né??
È q a maioria meu não teve um grande começo e do jeito q escrevo as vezes demora pra chegar onde eu quero, são mtas coisas pra contar hasuds...

Mas é verdade, o inicio me intriga... Pois com o ínicio se vende o peixe da história, tenho que começar pensar mais nuns inicios mais loucos KK

Valeu moçadaa!
goldslash
goldslash

Mensagens : 2685
Data de inscrição : 12/04/2012
Idade : 31
Localização : é o termo usado em geografia e áreas afins para designar a posição de algo num espaço físico.

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!! Empty Re: Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!!

Mensagem por Pedro La Ruína Qui Jun 28, 2012 3:52 am

Eu acho que já comentei sobre isso em um tópico. E dei alguns exemplos que tirei de filmes. Tente não procurar uma regra, porque não há uma rega, se pergunte se seu prólogo ou primeiro capítulo é sedutor ou então analise o começo de filmes, quadrinhos e livros que te envolveram.
Exemplos de começos:
Começar mostrando o vilão da história ou uma cena de ação:
Jurassic Park: Começa com um acidente com o velociraptor.
O Código Da Vinci: Começa com o monge albino matando o curador do Louvre.
Mostre seu personagem em um dia comum:
O Poderoso Chefão: Começa com um cara pedindo um favor para Don Corleone.
Labirinto (Romance): Mostra a protagonista no seu trabalho de arqueóloga.
Mostre a ambientação da história:
Alien: O Oitavo Passageiro: Nos mostra primeiro a ambientação e depois a tripulação.
Meia Noite em Paris: Simplesmente é mais de 10 minutos apresentando o cenário da história (Paris) ao som de música típica francesa.
Comece com o personagem narrando a história:
Bravura Indômita: A protagonista começa narrando a sua história.
O Curioso Caso de Benjamim: Começa narrando a história do relógio da estação.
Começar mostrando uma cena do passado, geralmente de um personagem importante ou um objeto.
X-Men: Começa mostrando um fragmento da infância de Magneto em um campo de concentração.
O Mestre dos Desejos: Começa na Antiga Pérsia, mostrando um magi derrotando o djin.
Mostrar parte do que em uma cena de tensão e então "voltar" para o começo da história:
O Clube da Luta: Começa com o protagonista com uma arma na boca.
Demolidor: O Homem Sem Medo: Começa com o protagonista ferido sendo encontrado por um padre, daí ele começa a contar sua história.





Pedro La Ruína
Pedro La Ruína

Mensagens : 906
Data de inscrição : 06/05/2012
Idade : 31
Localização : GO

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!! Empty Re: Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!!

Mensagem por Pedro La Ruína Qui Jun 28, 2012 4:01 am

Para ilustrar um bom começo, acho que esse curta daria um ótimo começo para um filme:
https://www.youtube.com/watch?v=vUQ0jrIuHQA
Pedro La Ruína
Pedro La Ruína

Mensagens : 906
Data de inscrição : 06/05/2012
Idade : 31
Localização : GO

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!! Empty Re: Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!!

Mensagem por goldslash Qui Jun 28, 2012 4:30 am

Pedro La Ruína escreveu:Eu acho que já comentei sobre isso em um tópico. E dei alguns exemplos que tirei de filmes. Tente não procurar uma regra, porque não há uma rega, se pergunte se seu prólogo ou primeiro capítulo é sedutor ou então analise o começo de filmes, quadrinhos e livros que te envolveram.
Exemplos de começos:
Começar mostrando o vilão da história ou uma cena de ação:
Jurassic Park: Começa com um acidente com o velociraptor.
O Código Da Vinci: Começa com o monge albino matando o curador do Louvre.
Mostre seu personagem em um dia comum:
O Poderoso Chefão: Começa com um cara pedindo um favor para Don Corleone.
Labirinto (Romance): Mostra a protagonista no seu trabalho de arqueóloga.
Mostre a ambientação da história:
Alien: O Oitavo Passageiro: Nos mostra primeiro a ambientação e depois a tripulação.
Meia Noite em Paris: Simplesmente é mais de 10 minutos apresentando o cenário da história (Paris) ao som de música típica francesa.
Comece com o personagem narrando a história:
Bravura Indômita: A protagonista começa narrando a sua história.
O Curioso Caso de Benjamim: Começa narrando a história do relógio da estação.
Começar mostrando uma cena do passado, geralmente de um personagem importante ou um objeto.
X-Men: Começa mostrando um fragmento da infância de Magneto em um campo de concentração.
O Mestre dos Desejos: Começa na Antiga Pérsia, mostrando um magi derrotando o djin.
Mostrar parte do que em uma cena de tensão e então "voltar" para o começo da história:
O Clube da Luta: Começa com o protagonista com uma arma na boca.
Demolidor: O Homem Sem Medo: Começa com o protagonista ferido sendo encontrado por um padre, daí ele começa a contar sua história.

Bem interessante... Muito bom post, com contéudo informativo e explicativo...
Valeu. E sim nos comentamos bem pouquinho em outro post...

Boas ideias...Ahh e comecei escrever full script pra treinar... Que eu tenho uns plot pra desenvolve...

Mas é ao mesmo tempo bom, que dá pra imaginar mais a história, mas é fd, parece q nunca tem todos os detalhes.
goldslash
goldslash

Mensagens : 2685
Data de inscrição : 12/04/2012
Idade : 31
Localização : é o termo usado em geografia e áreas afins para designar a posição de algo num espaço físico.

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!! Empty Re: Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!!

Mensagem por Pedro La Ruína Qui Jun 28, 2012 4:49 am

Ah! Esqueci do começo non-sense:
O Guia do Mochileiro das Galáxias: Começa mostrando algo que não tem nada a ver com a história.
E o começo com uma citação:
O Prometheus Moderno ou Frankenstein (Romance): Que começa com uma citação de "O Paraíso Perdido".
Mas se você não consegue simplesmente escrever o começo da história, escreva uma frase aleatória como "A manhã era primaveril, a brisa era fria." Daí você continua, esse método pode ser observado em alguns livros de George R.R. Martin, por exemplo.

Eu também estou praticando o full script. Mas estou passando essa semana sem escrever nada, estou gastando minhas energias estudando para o vestibular que é nesse fim de semana.
Pedro La Ruína
Pedro La Ruína

Mensagens : 906
Data de inscrição : 06/05/2012
Idade : 31
Localização : GO

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!! Empty Re: Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!!

Mensagem por goldslash Qui Jun 28, 2012 5:15 am

Pedro La Ruína escreveu:Ah! Esqueci do começo non-sense:
O Guia do Mochileiro das Galáxias: Começa mostrando algo que não tem nada a ver com a história.
E o começo com uma citação:
O Prometheus Moderno ou Frankenstein (Romance): Que começa com uma citação de "O Paraíso Perdido".
Mas se você não consegue simplesmente escrever o começo da história, escreva uma frase aleatória como "A manhã era primaveril, a brisa era fria." Daí você continua, esse método pode ser observado em alguns livros de George R.R. Martin, por exemplo.

Eu também estou praticando o full script. Mas estou passando essa semana sem escrever nada, estou gastando minhas energias estudando para o vestibular que é nesse fim de semana.

Hum...entendo... To bem fraco no full ainda é um pouco mais fd hehe...

Pow caraaa vestiba??o.OO Na metade do ano o>O
Tu passa man, fica tranquilo.
goldslash
goldslash

Mensagens : 2685
Data de inscrição : 12/04/2012
Idade : 31
Localização : é o termo usado em geografia e áreas afins para designar a posição de algo num espaço físico.

Ir para o topo Ir para baixo

O autor desta mensagem foi banido do fórum - Mostrar mensagem

Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!! Empty Re: Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!!

Mensagem por ChenLong Qui Jun 28, 2012 11:42 am

É bem complicado criar um bom inicio para a história mesmo.
Criar aquilo que chame a atenção e faça o leitor querer ler mais...

Eu sempre inicio com uma introdução do que está por vir.

Essa aqui era uma ideia para o concurso de roteiros.
Descartei... pois não consegui leva-la adiante.

Olha como ela inicia...
Spoiler:
Ou seja, ele começa narrando um fato/acontecimento importante.
Esse fato seria o estopim, o inicio de tudo...
O motivo que levou o protagonista a fazer o vai ser mostrado em sua história.

E talvez deixe o leitor intrigado sobre o que aconteceu com o planeta... Sei não Surprised
Mas é basicamente isso, deixar algo em aberto para chamar a atenção.

Agora há pouco eu estava lendo sobre técnicas de roteiro e achei um site bem interessante que pode ajudar a qualquer um interessado Very Happy

http://www.massarani.com.br/Roteiro.html

http://www.roteirodecinema.com.br/manuais.htm

At.

ChenLong
ChenLong

Mensagens : 644
Data de inscrição : 18/05/2012
Idade : 35
Localização : Rio Grande do Sul - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!! Empty Re: Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!!

Mensagem por Genghis Sex Jun 29, 2012 7:36 pm

Pelo que eu pude perceber essa falta de originalidade é decorrente pq 1° tu bola as circunstâncias e o cenário pra depois tentar introduzir um personagem nela.

Isso não é errado, é apenas outro modo de se iniciar uma estoria.

Bem, pra se ter uma boa ideia pra um inicio legal, as vezes depende do que tu cria 1°. Por exemplo, quando vc é desenhista o que geralmente ocorre é vc criar um char legal e depois querer criar uma historia pra encaixa-lo. O que pode ser muito difícil dependendo do conceito do personagem.

Quando isso ocorre o caminho mais fácil é dá logo um objetivo pra ele. Aí todo o resto se desenrola em volta da busca dele atras deste objetivo. Mas, quando ele não possui um inicialmente, vc pode fazer que ele é forçado pela trama (ou destino) assim como acontece em Sakura Card Captor, Sailor Moon ou Yu Yu Hakusho.

Outro meio pra se criar um bom inicio é quando vc já tem uma visão geral do enredo, o que lhe permite escolher o inicio apropriado pra se narrar a trama.

O que pode te ajudar é vc pensar em Por que, Com quem e Pra quê pra então depois vc pensa em Quando, Como e Onde.

Mas vc tem que ter mente principalmente o Foco da historia e o Tema dela. Tendo essas duas coisas primeiramente, tudo fica incrivelmente mais fácil de ganhar segmento.

Espero ter ajudado. (^.^)b

flws! Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!! 2659316042

Genghis
Genghis

Mensagens : 491
Data de inscrição : 18/10/2011
Idade : 37
Localização : teresina - PI

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!! Empty Re: Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!!

Mensagem por Zinid Sex Jun 29, 2012 10:21 pm

Assunto interessante, eu pessoalmente divido os inícios nos seguintes tipos básicos, o restante das diferenciações seriam basicamente mudanças de ponto de vista e pessoa da narração, e principalmente criatividade.


-> Pré Inicio - Começar antes do inicio, podendo ou não ter a participação dos personagens da história em si, mostra-se um pouco do "universo" da história e alguns dos fatores que gerarão os "conflitos" posteriormente na história em si. Neste tipo geralmente se encaixam os Prólogos de uma história.

-> Mundo comum - Aquele inicio feijão com arroz que estamos acostumados, mostrando o dia a dia do protagonista até que um "Conflito" apareça diante dele e ele precise largar sua vida pacata e se envolver na aventura.

-> Direto na ação - Começa no meio do "conflito" da história, mostra-se o protagonista e os personagens/situações que são seus contra pontos e volta-se para o inicio mostrando a vida pacata do protagonista e seguindo-se a linha normal da história.

-> Começar pelo final ou História FlashBack- Começa-se no final da história, apresenta-se parte do resultado ao final do "conflito" e joga-se o leitor para o inicio, neste tipo sempre acho legal fazer uma Conclusão/Epílogo para ir alem do final do conflito.

Lembrando que isso é a forma como eu faço, não é uma receita ou algo assim.

Uma coisa que reparo muito por ai, é que há um descuido em se eleger um "Conflito" para a história, o que acaba gerando muitas vezes uma ação vazia e sem objetivo, Lembrando-se que o conflito é o contra ponto do objetivo do personagem, aquilo que de alguma forma sempre esta-rá entre ele e seu objetivo e que deverá ser superado, ou seja o problema a ser resolvido.

Outra coisa que provavelmente também seja comumente ignorada, é sempre se deve começar algo quando já se tem em mente como vai terminar, assim fica mais fácil fazer um planejamento de todo aquele "segmento" da história, mesmo que esse final vá sendo alterado durante o decorrer do desenvolvimento, isso facilita o começar do trabalho.

Dica: Comprar um caderno para anotações, ele é útil no desenvolvimento (Descobri isso a pouco tempo xD), ir sequenciando a história em forma de lista colocando tudo o que se queira mostrar na história, depois ir checando o que já está na história, o que falta e tal, se for histórias longas, ter um caderno para cada uma delas.
Zinid
Zinid

Mensagens : 172
Data de inscrição : 27/12/2011
Idade : 38
Localização : Em algum ponto do espaço/tempo

http://www.zinid.net

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!! Empty Re: Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!!

Mensagem por goldslash Sáb Jun 30, 2012 1:22 am


-> Pré Inicio - Começar antes do inicio, podendo ou não ter a participação dos personagens da história em si, mostra-se um pouco do "universo" da história e alguns dos fatores que gerarão os "conflitos" posteriormente na história em si. Neste tipo geralmente se encaixam os Prólogos de uma história.

-> Mundo comum - Aquele inicio feijão com arroz que estamos acostumados, mostrando o dia a dia do protagonista até que um "Conflito" apareça diante dele e ele precise largar sua vida pacata e se envolver na aventura.

-> Direto na ação - Começa no meio do "conflito" da história, mostra-se o protagonista e os personagens/situações que são seus contra pontos e volta-se para o inicio mostrando a vida pacata do protagonista e seguindo-se a linha normal da história.

-> Começar pelo final ou História FlashBack- Começa-se no final da história, apresenta-se parte do resultado ao final do "conflito" e joga-se o leitor para o inicio, neste tipo sempre acho legal fazer uma Conclusão/Epílogo para ir alem do final do conflito.

Nossa que informação valiosa muito obrigado... È bem nesse ponto também q eu pensei... Veja q de certa forma só se divide em 4... È fd, mas eu realmente uso o mundo comum direto e ele q acab deixando a história logo affe já vi isso... Mesmo q a ideia dela não seja tão ruim...

Valeu cara.. Pensei em tentar fazer o vai e volta... Começa ele lutando e depois...Ae volta pro flashback onde conta como começou... Ficará bem melhor...

Todos os roteiristas em peso aí... Mas é isso mesmo... Podemos discutir outras coisas também...

Mas todos os comentários foram muito bons... Eu realmente percebi algumas coisas importantes e também pontos de vista... Mas esse esquema foi de ouro.
goldslash
goldslash

Mensagens : 2685
Data de inscrição : 12/04/2012
Idade : 31
Localização : é o termo usado em geografia e áreas afins para designar a posição de algo num espaço físico.

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!! Empty Re: Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!!

Mensagem por goldslash Sáb Jun 30, 2012 1:24 am

ChenLong escreveu:É bem complicado criar um bom inicio para a história mesmo.
Criar aquilo que chame a atenção e faça o leitor querer ler mais...

Eu sempre inicio com uma introdução do que está por vir.

Essa aqui era uma ideia para o concurso de roteiros.
Descartei... pois não consegui leva-la adiante.

Olha como ela inicia...
Spoiler:
Ou seja, ele começa narrando um fato/acontecimento importante.
Esse fato seria o estopim, o inicio de tudo...
O motivo que levou o protagonista a fazer o vai ser mostrado em sua história.

E talvez deixe o leitor intrigado sobre o que aconteceu com o planeta... Sei não Surprised
Mas é basicamente isso, deixar algo em aberto para chamar a atenção.

Agora há pouco eu estava lendo sobre técnicas de roteiro e achei um site bem interessante que pode ajudar a qualquer um interessado Very Happy

http://www.massarani.com.br/Roteiro.html

http://www.roteirodecinema.com.br/manuais.htm

At.


Entendo, também fica bom... Escolhi um novo inicio á tava enjoado de usar o "mundo comum" duashhuadshu

Valeu pelas dicas mano.
goldslash
goldslash

Mensagens : 2685
Data de inscrição : 12/04/2012
Idade : 31
Localização : é o termo usado em geografia e áreas afins para designar a posição de algo num espaço físico.

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!! Empty Re: Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!!

Mensagem por goldslash Sáb Jun 30, 2012 1:29 am

Genghis escreveu:Pelo que eu pude perceber essa falta de originalidade é decorrente pq 1° tu bola as circunstâncias e o cenário pra depois tentar introduzir um personagem nela.

Isso não é errado, é apenas outro modo de se iniciar uma estoria.

Bem, pra se ter uma boa ideia pra um inicio legal, as vezes depende do que tu cria 1°. Por exemplo, quando vc é desenhista o que geralmente ocorre é vc criar um char legal e depois querer criar uma historia pra encaixa-lo. O que pode ser muito difícil dependendo do conceito do personagem.

Quando isso ocorre o caminho mais fácil é dá logo um objetivo pra ele. Aí todo o resto se desenrola em volta da busca dele atras deste objetivo. Mas, quando ele não possui um inicialmente, vc pode fazer que ele é forçado pela trama (ou destino) assim como acontece em Sakura Card Captor, Sailor Moon ou Yu Yu Hakusho.

Outro meio pra se criar um bom inicio é quando vc já tem uma visão geral do enredo, o que lhe permite escolher o inicio apropriado pra se narrar a trama.

O que pode te ajudar é vc pensar em Por que, Com quem e Pra quê pra então depois vc pensa em Quando, Como e Onde.

Mas vc tem que ter mente principalmente o Foco da historia e o Tema dela. Tendo essas duas coisas primeiramente, tudo fica incrivelmente mais fácil de ganhar segmento.

Espero ter ajudado. (^.^)b

flws! Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!! 2659316042



Na verdade na minha foi diferente, comecei com personagens e circunstâncias, o cenário q ficou pra escanteio...
Mas eu só estava achando o jeito mto simples, como qualquer outra, mesmo q a ideia e a historia fiquem boa, um começo assim não adianta...

È realmente tem vários tipos... Alguém aí bola um novão?? Começa com o personagem principal morrendo KKK
Aí depois mostra toda a história dele fuuuuuu(tá falando uns emoticons aí =/) No No , mas na verdade é algo bem discutível mesmo, gostei q todos participaram,dá pra aprender mto...
Valeu genghis..


Também podemos falar sobre finais ou algo do tipo?? Oq acham?
goldslash
goldslash

Mensagens : 2685
Data de inscrição : 12/04/2012
Idade : 31
Localização : é o termo usado em geografia e áreas afins para designar a posição de algo num espaço físico.

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!! Empty Re: Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!!

Mensagem por Pedro La Ruína Sáb Jun 30, 2012 2:34 am

Acho que fazer finais é a parte mais difícil, um final tem que ser épico e vejo muitos finais ruins nas histórias feitas por profissionais. Acho que meus finais são horríveis, gosto de final harmônicos, se algum de vocês leu aquela minha dica que cito os vedas da religião hindu, eu coloco o leitor como o avatar e o escritor como Brahma e Shiva, o escritor cria o mundo e traz a desarmonia a sua criação e o leitor como o avatar deve devolver o equilíbrio, é um final positivo, o bem não triunfa sobre o mal (aliais não há um bem ou mal definido nas minhas histórias), nenhuma força sai ganhando sobre a outra, todos os lados tem vitórias e derrotas, claro alguns tem um final mais trágico que outros. Também gosto de um final como a de uma ópera, algo que eu gosto na óperas que seus finais, pelo menos todas que eu vi até o fim xD, é trágico, Homero dizia que é completamente honroso para um jovem ser derrubado, mutilado e morto por uma lança de bronze, porque em sua morte tudo o que fez em vida soa como belo e o pior é que nós realmente romantizamos as tragédias, elas nos encantam, o destino do Titanic é um exemplo de como o homem se fascina com uma boa tragédia.
Pedro La Ruína
Pedro La Ruína

Mensagens : 906
Data de inscrição : 06/05/2012
Idade : 31
Localização : GO

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!! Empty Re: Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!!

Mensagem por goldslash Sáb Jun 30, 2012 2:54 am

Pedro La Ruína escreveu:Acho que fazer finais é a parte mais difícil, um final tem que ser épico e vejo muitos finais ruins nas histórias feitas por profissionais. Acho que meus finais são horríveis, gosto de final harmônicos, se algum de vocês leu aquela minha dica que cito os vedas da religião hindu, eu coloco o leitor como o avatar e o escritor como Brahma e Shiva, o escritor cria o mundo e traz a desarmonia a sua criação e o leitor como o avatar deve devolver o equilíbrio, é um final positivo, o bem não triunfa sobre o mal (aliais não há um bem ou mal definido nas minhas histórias), nenhuma força sai ganhando sobre a outra, todos os lados tem vitórias e derrotas, claro alguns tem um final mais trágico que outros. Também gosto de um final como a de uma ópera, algo que eu gosto na óperas que seus finais, pelo menos todas que eu vi até o fim xD, é trágico, Homero dizia que é completamente honroso para um jovem ser derrubado, mutilado e morto por uma lança de bronze, porque em sua morte tudo o que fez em vida soa como belo e o pior é que nós realmente romantizamos as tragédias, elas nos encantam, o destino do Titanic é um exemplo de como o homem se fascina com uma boa tragédia.

Verdade... Hum... Não gostei do final de another, nem de DN KK... Dizem q school days foi bom...
Finais q gostei foi FMA, quando ele enfrente a Verdade.... Hum... Hack Sign foi bom tb...Code geass...
Acho q é esses por aí.
goldslash
goldslash

Mensagens : 2685
Data de inscrição : 12/04/2012
Idade : 31
Localização : é o termo usado em geografia e áreas afins para designar a posição de algo num espaço físico.

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!! Empty Re: Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!!

Mensagem por Pedro La Ruína Sáb Jun 30, 2012 3:04 am

das animações que eu vi recentemente, eu gostei do final do Fate/Zero. Já Avatar: A lenda de Korra, não gostei muito, achei que a narração foi rápida demais, pareceu final de novela da globo, só espero que a próxima temporada seja melhor.
Pedro La Ruína
Pedro La Ruína

Mensagens : 906
Data de inscrição : 06/05/2012
Idade : 31
Localização : GO

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!! Empty Re: Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!!

Mensagem por paulohugo Sáb Jun 30, 2012 3:10 am

Pedro La Ruína escreveu:das animações que eu vi recentemente, eu gostei do final do Fate/Zero. Já Avatar: A lenda de Korra, não gostei muito, achei que a narração foi rápida demais, pareceu final de novela da globo, só espero que a próxima temporada seja melhor.

kkkkkkk desse avatar gostei do final do primeiro
paulohugo
paulohugo

Mensagens : 1107
Data de inscrição : 13/08/2011
Idade : 32
Localização : na tela do seu monitor

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!! Empty Re: Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!!

Mensagem por Pedro La Ruína Sáb Jun 30, 2012 3:29 am

o final foi bom, mas a narrativa não, eles foram rápido demais, deviam pelo menos terem estendido para mais um capítulo.

Pedro La Ruína
Pedro La Ruína

Mensagens : 906
Data de inscrição : 06/05/2012
Idade : 31
Localização : GO

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!! Empty Re: Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!!

Mensagem por goldslash Sáb Jun 30, 2012 3:32 am

Pedro La Ruína escreveu:das animações que eu vi recentemente, eu gostei do final do Fate/Zero. Já Avatar: A lenda de Korra, não gostei muito, achei que a narração foi rápida demais, pareceu final de novela da globo, só espero que a próxima temporada seja melhor.

To vendo o fate/stay night q dizem q é pra ver primeiro q fate/zero, mas o fate/zero conta como foi antes... Mas na cronologia de lançamento veio stay night... To quase acabando... To gostando, coisa boa ainda ter um final mítico nossa...
Agora gostei + ainda xD
goldslash
goldslash

Mensagens : 2685
Data de inscrição : 12/04/2012
Idade : 31
Localização : é o termo usado em geografia e áreas afins para designar a posição de algo num espaço físico.

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!! Empty Re: Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!!

Mensagem por Pedro La Ruína Sáb Jun 30, 2012 3:55 am

Eu estou começando a ver Fate/Stay Night.


Última edição por Pedro La Ruína em Sáb Jun 30, 2012 5:12 am, editado 1 vez(es)
Pedro La Ruína
Pedro La Ruína

Mensagens : 906
Data de inscrição : 06/05/2012
Idade : 31
Localização : GO

Ir para o topo Ir para baixo

Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!! Empty Re: Tópico Brainstorm - Discussão,ideias ou algo relacionado a roteiro!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos