dp.fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Roteiro de um colega (comentado)

5 participantes

Ir para baixo

Roteiro de um colega (comentado) Empty Roteiro de um colega (comentado)

Mensagem por Paulo Munir Qua maio 23, 2012 5:53 am

Esse é um roteiro de um colega, com quem no passado já fizemos algumas "collabs" (inclusive no início do meu gibi online: Operação Newcastle) Mas dessa vez o roteiro é para um conto e ele, sentindo algumas dificuldades com obras literárias, pediu a minha ajuda para um franco "review". Bom, eu fiz mais do que isso.
Convidei colegas, uma delas bem por dentro do assunto (estudante de línguas e leitora entusiasta) e com o aval do mencionado autor, fomos ás (honestas) críticas, conforme pedido.

O resultado ficou um misto de humor com crítica á forma tradicional de pensar roteiros e estórias, a coisa que mais passamos a dizer enquanto rolava a "revisão" era: "- nossa, mas isso parece um filme da sessão da tarde", ou "- isso é o pai do clichê", e o dificil foi tentar manter a seriedade do trabalho até o final. (que ainda não chegou)

Bom, como o autor e meu amigo (que se chama Sandro) permitiu, eu liberei o link para leitura e, como dividi com meus colegas entusiastas para lerem e comentarem, e aqui aparentemente temos entusiastas de leitura também, eu estou compartilhando o link do Google Docs:

https://docs.google.com/document/d/1LWelNLVEeoA1KP4jDNCVMtuIlG5AZZZo5fr3OjGPCWQ/edit

Não é necessário fazer login, nem ter conta no Gdocs.
O texto original está em preto, e os comentários e críticas em laranja, verde e etc.
O tema do roteiro é: Guerra (pra variar), e revolução.

Eu gosto de usar o Gdocs para compartilhar roteiros e textos, é bem prático e funcional.
Se alguem se sentir a vontade, também pode comentar (clique botão direito, e em "comentar")

Abraços.
Paulo Munir
Paulo Munir

Mensagens : 65
Data de inscrição : 17/04/2012
Idade : 40
Localização : Canoas - RS

http://paulomunir.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Roteiro de um colega (comentado) Empty Re: Roteiro de um colega (comentado)

Mensagem por goldslash Qua maio 23, 2012 10:14 am

Nossa é uma penca de capítulo li do início ao capítulo um... Já estou meio zonzo...

Única coisa q n entendi q isso tá mais pra livro de novo e não mangá... Mangá tem mt mais diálogo, mas enfim, isso ajuda muito na narrativa principalmente, eu nunca fiz algo tão afundo assim uadshhauds... Eu só relia algumas vezes pra ver q ideia passava, não cheguei a comparar exatamente frase por frase , mas assim deixaria uma narrativa muito boa...
Mas vale muito a pena, pelo q entendi num conc q teve aqui, sou bom em criatividade...por enquanto hasud

Eu ainda lerei tudo isso, mas vai demandar um bom tempo. Mas foi um negócio bem interessante, mas só pra quem escreveu... Não sei se dá pra tirar muito, já q cada praticamente escreve de um jeito.

Mas Obrigado aí por compartilhar.
goldslash
goldslash

Mensagens : 2685
Data de inscrição : 12/04/2012
Idade : 31
Localização : é o termo usado em geografia e áreas afins para designar a posição de algo num espaço físico.

Ir para o topo Ir para baixo

Roteiro de um colega (comentado) Empty Re: Roteiro de um colega (comentado)

Mensagem por Paulo Munir Qua maio 23, 2012 9:57 pm

A idéia do autor é criar textos mesmo, mas casualmente fazemos umas colaborações e eu acabo desenhando uma ou outra cena selecionada; numa ocasião (em outro roteiro) fiz algo tipo uma sequencia de HQ de 3 paginas, noutra fiz algumas ilustrações.
Mas pra falar em livro, aí já um pouco demais. A narrativa é fraca e simplificada (a minha colega leitora cai de pau emcima dos erros de continuidade) e não prende o leitor, a ambientação também é muito falha (como eu mesmo comentei) no fim, parece mesmo um roteiro gigante.
Mas resumindo, sim, o objetivo do autor é um trabalho literário.


Valeu
Paulo Munir
Paulo Munir

Mensagens : 65
Data de inscrição : 17/04/2012
Idade : 40
Localização : Canoas - RS

http://paulomunir.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Roteiro de um colega (comentado) Empty Re: Roteiro de um colega (comentado)

Mensagem por goldslash Qui maio 24, 2012 12:57 am

Mas assim como aprendizado, vale a pena ler... Indico pra todos da DP aí, roteiristas... Até os preguiçosos... Tem muitas dicas boas q eles deram... E também demonstram uma forma de se pensar bem na narrativa...

O único revez é ter a paciência de analisar frase por frase... Mas com o tempo isso se torna trivial(habitual, desculpe pelo jargão de programador)...

E valeu cara eu gostei bastante.

Abraço.
goldslash
goldslash

Mensagens : 2685
Data de inscrição : 12/04/2012
Idade : 31
Localização : é o termo usado em geografia e áreas afins para designar a posição de algo num espaço físico.

Ir para o topo Ir para baixo

Roteiro de um colega (comentado) Empty Re: Roteiro de um colega (comentado)

Mensagem por juanito Qui maio 24, 2012 1:01 am

noss essa mina é full critica se ela criticar algum roteiro q fiz to ferrado xD n li td é mt coisa O====
juanito
juanito

Mensagens : 2653
Data de inscrição : 14/03/2012
Idade : 30
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Roteiro de um colega (comentado) Empty Re: Roteiro de um colega (comentado)

Mensagem por goldslash Qui maio 24, 2012 1:23 am

Mas assim q é bom cara... Quanto mais critica, mais evolução!!!

Acredito nisso hein sadhuduasha.
goldslash
goldslash

Mensagens : 2685
Data de inscrição : 12/04/2012
Idade : 31
Localização : é o termo usado em geografia e áreas afins para designar a posição de algo num espaço físico.

Ir para o topo Ir para baixo

Roteiro de um colega (comentado) Empty Re: Roteiro de um colega (comentado)

Mensagem por Pedro La Ruína Qui maio 24, 2012 1:44 am

nossa, eu adoro criticas, principalmente quando vem de uma pessoa que critica pertence ao meu público alvo. Em breve lerei o seu review.
Pedro La Ruína
Pedro La Ruína

Mensagens : 906
Data de inscrição : 06/05/2012
Idade : 31
Localização : GO

Ir para o topo Ir para baixo

Roteiro de um colega (comentado) Empty Re: Roteiro de um colega (comentado)

Mensagem por Paulo Munir Qui maio 24, 2012 8:57 am

Pois é, a "paulinha" (dona dos reviews da cor verde) é tenebrosa mesmo, não perdoa nada.
Já eu foquei mais na lógica da usagem de alguns termos técnicos e na semântica de alguns diálogos.
O próprio autor deu seus patacos em vermelho, na maioria das vezes pra responder as infâmias dos colegas, heheh

Não se chateiem por não terem lido tudo, nem nós (que estamos revisando) o fizemos Smile . Devem ter umas 10 páginas completamente comentadas, depois as críticas começam a vir de conta-gotas.
Tem muito que fazer ainda.

Eu também vejo críticas com bons olhos, melhor ainda quando o trabalho não tá pronto e o autor ainda pode repensar (ou não)
Paulo Munir
Paulo Munir

Mensagens : 65
Data de inscrição : 17/04/2012
Idade : 40
Localização : Canoas - RS

http://paulomunir.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O autor desta mensagem foi banido do fórum - Mostrar mensagem

Roteiro de um colega (comentado) Empty Re: Roteiro de um colega (comentado)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos