dp.fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como desenhar quadrinhos em quadrinhos

Ir para baixo

Como desenhar quadrinhos em quadrinhos Empty Como desenhar quadrinhos em quadrinhos

Mensagem por Bruno Ter Jul 05, 2016 1:23 pm

Metalinguagem: como desenhar quadrinhos… em quadrinhos!

Fonte: https://helodangelo.wordpress.com/2014/01/16/241/

Como desenhar quadrinhos em quadrinhos Tumblr_n5ohrv4xaW1tc4ctno1_500

Escrevendo com imagens
Como fazer para atrair e cultivar a atenção do leitor?
Para McCloud, a clareza é essencial. O autor divide o conceito em cinco questões fáceis de lembrar: a escolha do momento, a escolha do enquadramento, a escolha das imagens, a escolha das palavras e a escolha do fluxo da história. Outra questão importante é a intensidade. McCloud explica que há vários jeitos de consegui-la: contraste de profundidade, linhas diagonais, poses extremas, variação de molduras, quebra da parede do quadrinho e desenhos realistas. Mas adverte: é bom usar essas ferramentas com moderação, para que a história não fique sempre no volume máximo!

Como desenhar quadrinhos em quadrinhos Pagina-dolivro-jamar-s-muniz-blog-02
Uma página sobre enquadramento

Histórias para humanos
Você sabia que as pessoas tendem a ver formas humanas em tudo? Sério! Pense na “carinha” dos carros e nas tomadas da sua casa, por exemplo. McCloud parte daí para explicar como construir as personagens, e desenvolve o assunto em três partes: o design da personagem, as expressões faciais e a postura corporal. Na primeira, ele ensina não como criar, mas como gerar sua personagem – McCloud defende que cada uma deve ser como um filho; ter uma história completa de vida, gostos, objetivos, opiniões etc. Ele também explica a “teoria dos grupos temáticos”: como um grupo de personagens pode representar as quatro estações, os quatro elementos, os sentimentos… Na segunda parte, ele mostra que todas as expressões faciais, muscularmente falando, derivam de seis principais, que são como as cores primárias: ao mistura-las, obtêm-se infinitas outras. Na terceira parte, McCloud demonstra como a postura corporal pode influenciar no modo como o leitor vê a personagem (e acaba dando dicas de gestos corporais para a vida).

Como desenhar quadrinhos em quadrinhos Expressoes
As expressões primárias de McCloud

O poder das palavras
O que é uma HQ senão a união de imagens e palavras? Nesse capítulo, McCloud explica que existem 7 formas harmoniosas de combinar imagens e palavras, e que cada uma delas serve para retratar várias situações diferentes. Palavras e imagens, se mal colocadas, podem “brigar” entre si, fazendo o leitor se cansar. A fonte e as onomatopeias também são abordadas aqui.
Como desenhar quadrinhos em quadrinhos Comics_voice_300_00
O poder de uma fonte grande

Construção de mundos
Aqui, McCloud dá um show de sabedoria, explicando como implantar sensações na mente dos leitores e fazê-los ter certeza de que entraram na história. Uma dica de ouro, por exemplo, é “sangrar” um desenho de cenário – tirar as bordas do quadrinho. Isso faz com que o leitor pense que está com a cabeça enfiada em uma janela: a janela para o mundo da sua HQ. Incrível, né? McCloud também dá conselhos de perspectiva, detalhamento e pesquisa de cenários.
Como desenhar quadrinhos em quadrinhos Ui
“Sangrando” o quadrinho, o leitor sente-se dentro do cenário

Ferramentas, técnicas e tecnologia
Um capítulo dedicado ao material. McCloud explica os usos de pincéis, penas, tintas, lápis, papéis especiais, réguas, luzes, tablets, computadores e programas de desenho. Ou seja: rola uma dissecação da mesa de trabalho de um quadrinista. O autor também mostra o passo-a-passo das próprias HQs e pesa preços de diferentes materiais de desenho.
Como desenhar quadrinhos em quadrinhos Hibernation

Seu lugar nos quadrinhos
McCloud fala sobre estilos de HQ, mas frisando sempre que “estilo não é algo que você possa escolher na prateleira”. Neste capítulo, ele disseca um pouco a técnica e a filosofia dos mangás, explica os diferentes gêneros e desvenda a “cultura dos quadrinhos”.

Desenhando quadrinhos
Quer mesmo ser quadrinista? Pois aqui está uma avaliação detalhada e divertida do mercado atual de quadrinhos e uma mensagem encorajadora:  “Não importa quantas toneladas de tinta tenham sido despejadas nelas ao longo dos anos: as histórias em quadrinhos por si sempre foram uma página em branco para cada nova mão que se aproxima”.
Como desenhar quadrinhos em quadrinhos Scott




Como desenhar quadrinhos em quadrinhos Download-pdf

DESENHANDO QUADRINHOS - SCOTT MCCLOUD (2006)
[PORTUGUÊS]
Terceiro livro da série, em “Desenhando Quadrinhos” McCloud mergulha com mais profundidade nas minúcias da arte gráfica, desde a escolha das ferramentas, passando pela criação de personagens e chegando aos estilos narrativos de diferentes gêneros de quadrinhos.

Link para download do PDF >> http://vk.cc/5lVSim

Veja o PDF online >> http://vk.cc/5lVSMH

Fonte: http://recursosparaquadrinistas.tumblr.com/post/85928746131/desenhando-quadrinhos-scott-mccloud-2006
Bruno
Bruno
Admin

Mensagens : 1291
Data de inscrição : 18/04/2011
Localização : América do Sul

Ficha do personagem
nome ::
classe::

http://bx85.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos