dp.fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pode-se ensinar ou aprender a fazer quadrinhos?

2 participantes

Ir para baixo

Pode-se ensinar ou aprender a fazer quadrinhos? Empty Pode-se ensinar ou aprender a fazer quadrinhos?

Mensagem por Bruno Ter maio 10, 2011 12:29 am

Texto retirado de um fanzine fotocopiado de autoria de Marcelo Marat.


Pode-se ensinar ou aprender a fazer quadrinhos? Creio que toda pessoa possuidora de um tempero artístico, com um mínimo de habilidade para desenhar, pode chegar se este for seu desejo, através de esforços e persistência a compreender, assimilar, aprender e interpretar as técnicas de realização gráfica das historias em quadrinhos em qualquer um de seus diversos gêneros.

Para o desenhista iniciante, deve-se copiar ou “inventar”? É comum a preocupação com esta questão, como se copiar fotos ou traços de outros autores limitasse a capacidade criativa ou com se o ato de “inventar” a historia toda lhe desse mais mérito aproximando o do gênio criativo. Na verdade, mesmo que pareça o contrario nada é realmente “inventado”. Tudo o que o desenhista imagina, seja ele profissional ou não, parte de uma referencia. Pode ser uma lembrança, uma recordação inconsciente, uma experiência de vida, um aprendizado, a referência sempre esta lá, mesmo no trabalho mais desconexo e surreal. Tudo não passa de uma combinação criada a partir de conhecimentos reais arquivados na memória.

Pode-se ensinar ou aprender a fazer quadrinhos? Pode-se-ensinar-ou-aprender-a-fazer-quadrinhos-img003

No caso dos desenhistas principiantes, deve-se sempre usar referências, porque é muito mais fácil ver uma bicicleta e desenhá-la, em vez de tentar ”inverta-la”. Copiar e analisar imagens são o alimento indispensável de que necessita a memória visual do desenhista.

Com o tempo, sua habilidade já plenamente exercida e desenvolvida lhe permitirá criar sobre essas referências dentro de um estilo próprio, podemos até mesmo subverter tudo o que aprendeu, ele pode transformar a bicicleta, por exemplo, num gato de pelos verdes. Tudo dependerá de seu talento e criatividade.

Uma dica importante para o desenvolvimento do traço, é manter um arquivo de referências. Para isso, não é necessário comprar livros caros. Apenas recorte fotos e ilustrações de pessoas, animais, veículos, prédios, vestimentas típicas, lugares, enfim, toda e qualquer informação visual que facilite a criação desse arquivo. Colecionando no correr dos anos, devidamente catalogados e arquivados, esse material sempre poderá ser útil.


Última edição por Bruno Alex em Qua Fev 22, 2012 1:17 pm, editado 7 vez(es)
Bruno
Bruno
Admin

Mensagens : 1291
Data de inscrição : 18/04/2011
Localização : América do Sul

Ficha do personagem
nome ::
classe::

http://bx85.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pode-se ensinar ou aprender a fazer quadrinhos? Empty Re: Pode-se ensinar ou aprender a fazer quadrinhos?

Mensagem por Genghis Ter Out 18, 2011 2:50 pm

É verdade.

Todo iniciante deve ter em mente (aqueles que estão aprendendo a desenhar 1°) sempre vão tomar uma base, querendo ou não.

O lance é não viver em função dequele estilo de desenho. Apenas use-o como ponto de partida. E não se limite a apenas uma referência.

"Copiar de um é plágio; copiar de vários é pesquisa". Sacou?

Quando eu comecei a desenhar, eu realmente copiava descaradamente. Mas isso era apenas pra eu ter uma base, pra tipo eu ir me acostumando com os traços e ir sacando como "nasce" um desenho.

Mas eu sempre tive o ideal de ter meu proprio estilo.

Quando se está aprendendo, não tem nada de errado em tentar de tudo pra se adquirir técnica. Mas com certeza ninguém vai querer ser discipulo pra sempre.

num é?
Genghis
Genghis

Mensagens : 491
Data de inscrição : 18/10/2011
Idade : 37
Localização : teresina - PI

Ir para o topo Ir para baixo

Pode-se ensinar ou aprender a fazer quadrinhos? Empty Re: Pode-se ensinar ou aprender a fazer quadrinhos?

Mensagem por Bruno Sáb Out 22, 2011 11:55 pm

Eu tenho uma opinião de que, a referencia é ótima quando está começando, mas vai ter um tempo que você terá que criar seus próprios desenhos, cenas e etc. Senão o desenhista nunca terá uma identidade própria.


Última edição por Bruno Alex em Ter Out 25, 2011 2:37 pm, editado 1 vez(es)
Bruno
Bruno
Admin

Mensagens : 1291
Data de inscrição : 18/04/2011
Localização : América do Sul

Ficha do personagem
nome ::
classe::

http://bx85.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pode-se ensinar ou aprender a fazer quadrinhos? Empty Re: Pode-se ensinar ou aprender a fazer quadrinhos?

Mensagem por Bruno Ter Out 25, 2011 2:32 pm

Duas páginas da revista Curso Completo de Desenho, que será útil a esse tópico.

Para clique para ampliá-las
Pode-se ensinar ou aprender a fazer quadrinhos? AF1

Pode-se ensinar ou aprender a fazer quadrinhos? AF2
Bruno
Bruno
Admin

Mensagens : 1291
Data de inscrição : 18/04/2011
Localização : América do Sul

Ficha do personagem
nome ::
classe::

http://bx85.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pode-se ensinar ou aprender a fazer quadrinhos? Empty Re: Pode-se ensinar ou aprender a fazer quadrinhos?

Mensagem por Bruno Qui Dez 15, 2011 10:09 pm

Bruno Alex escreveu:Duas páginas da revista Curso Completo de Desenho, que será útil a esse tópico.

Essas páginas amareladas estão feias demais  Razz , mas vendo uma vídeo aula no YouTube, aprendi como deixar essas páginas bem branquinhas  Cool

Pode-se ensinar ou aprender a fazer quadrinhos? AF1B

Pode-se ensinar ou aprender a fazer quadrinhos? AF2B

Veja a vídeo aula de "Como Limpar o Amarelado..."

Bruno
Bruno
Admin

Mensagens : 1291
Data de inscrição : 18/04/2011
Localização : América do Sul

Ficha do personagem
nome ::
classe::

http://bx85.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pode-se ensinar ou aprender a fazer quadrinhos? Empty Re: Pode-se ensinar ou aprender a fazer quadrinhos?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos