Escrevendo Roteiros para Quadrinhos - Dicas, manhas e tecnicas -

Novo Tópico   Responder ao tópico

 :: DICAS :: Roteiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Escrevendo Roteiros para Quadrinhos - Dicas, manhas e tecnicas -

Mensagem por Genghis em Sex Out 28, 2011 12:24 pm

Aew colegas fãs de quadrinhos!
Tendo em vista minha dificuldade em escrever um roteiro de forma profissional, organizada e estruturada adequadamente, fui pesquisar e queria dividir com vcs o que aprendi.

primeiramente segue alguns links de alguns sites onde achei as informações:

1) [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
2) [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
3) [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
(esse tem no fim um link pra se baixar o e-book)
4) [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
(Esse blog aki é o bicho! Só ele já ajuda pra caramba!)

Segue-se o texto do link 2 (pra agilizar):

1) A ESCOLHA DO TEMA:

Para se obter um bom roteiro, deve-se ter muito cuidado com a escolha do tema, nunca esquecendo que uma das funções básicas de uma história em quadrinhos é o entretenimento.
Uma vez escolhido o tema, é importante manter-se nele, sempre procurando extrair o máximo da idéia e atingir o mais diretamente possível o público-alvo.
Para as histórias infantis, dê preferência a temas agradáveis como: pescaria, piqueniques e sobretudo, fatos do cotidiano, de fácil identificação pelo leitor, embora uma aventura ou uma história de ficção com bastante fantasia, tenha a vantagem de estimular a imaginação do leitor.
Teorias, lendas, fatos reais e históricos também são temas ótimos e sempre atuais para a criação de um roteiro, tanto infantil como juvenil.
Lembre-se que um tema pode ser desenvolvido de várias maneiras, portanto, mesmo usando um tema aparentemente desgastado, pode se obter um bom resultado, bastando apenas dar-lhe " roupagem nova ", procurando usá-lo com originalidade, hoje mais do que nunca, ponto fundamental para o possível sucesso de um roteiro.
Nas histórias infantis, evite violência, sexo, religião, política, discriminação racial, diferenças sociais, defeitos físicos e vícios como: fumo, bebidas, jogos ( corrida de cavalo, baralho, etc. ). Sempre que for desenvolvido um tema onde haja roubo, trapaça ou algo assim, lembre-se de que tudo deve ocorrer de forma mais engraçada possível, tornando o bandido sempre mais ridículo do que ameaçador.
Já nas histórias mais sérias, o bandido deve ser o mais perigoso possível, pois isso ajudará a valorizar a atuação do herói, que fatalmente vencerá no final.

2) DA IDÉIA AO ROTEIRO:

A forma mais comum usada pelos roteristas é a de inicialmente escrever uma sinopse da história imaginada, ( texto corrido, narrando a história, sem diálogos ) e só então, dividi-la em páginas quadrinizadas, descrevendo a ação, ( que o desenhista posteriormente transformará em imagens ) e transformando o texto corrido em diálogos dos personagens.

EXEMPLO:
Cena 1

AÇÃO
O Homem-Aranha está saltando de um prédio para o outro.
A cena é noturna e ao fundo, sobre um telhado, pode-se ver a silhueta de uma mulher.

TEXTOS
Homem-Aranha- ( pensando ) Preciso achar a Hellen antes que seja tarde!
"Ação": serve apenas como "guia" para o desenhista e o "textos": são os balões própriamente ditos, que aparecerão na história finalizada.
É muito importante ter em mente que o desenho da cena deve sempre complementar o texto, nunca repetí-lo.
Exemplo: " Conan desfere um golpe de espada na gigantesca serpente"... e a cena mostra exatamente o Conan desferindo um golpe de espada na gigantesca serpente. O texto se torna redundante e dispensável. Nesse caso, o aconselhável é optar pela cena muda, enriquecida, se for o caso, por uma onomatopéia.
Se você tem uma certa habilidade para desenhar, poderá substituir a "ação", rascunhando os personagens nas páginas, com seus respectivos textos, como se fosse a história em quadrinhos já pronta ( esses rascunhos servirão de guia para o desenhista que vai "passá-lo a limpo" ).

3) ALGUNS "MACETES" PARA FACILITAR O SEU TRABALHO

Um roteirista tem a obrigação de manter-se sempre atualizado: ir ao cinema, assistir televisão e, sobretudo, ler, ler muito (todo tipo de leitura é importante, pois uma frase, ou até mesmo uma simples palavra, pode sugerir o tema para uma história). Mas isso deve ser feito com muita observação, procurando analisar a forma como tudo foi realizado.
Ao ler um conto, uma história em quadrinhos ou assistir um filme qualquer, procure analisar o seu conteúdo. Esqueça o tema específico e analise apenas a forma como tudo foi desenvolvido.
Experimente pegar uma história e substituir seus valores por outros, mantendo apenas a idéia central e o seu desenvolvimento. Por exemplo: transporte uma história passada no oeste, para o espaço. Este sistema já foi usado várias vezes pelo cinema ( Os Sete Samurais = Sete Homens e um Destino, Matar ou Morrer= Comando Titânio).
Se o seu roteiro só vai ficar interessante lá pelo meio, você pode usar o sistema "flash black", para "capturar" o interesse do leitor logo nas primeiras páginas, ou seja: mostre algo que vai acontecer ao personagem, na seqüência de maior interesse da história e depois vá para o início mostrando como ele chegou àquela situação.
Por exemplo: A história começa com o herói preso numa armadilha, enquanto ele busca um jeito de se saltar, relembra como foi que tudo começou ... aí então, você pode, tranqüilamente, recuar no tempo e contar a história desde o princípio, pois o leitor já estará "capturado" pela curiosidade de saber como o herói foi parar ali. Você pode também começar a história pelo final ( com bastante ação ) de uma outra aventura, do mesmo personagem que você vai utilizar, mostrando do que ele é capaz. Só então comece a nova aventura ... isso deixará o leitor ansioso para ver como o herói atuará dessa vez.
Esse sistema foi utilizado em roteiros para o cinema, nas séries de James Bond e Indiana Jones e até no Batman, onde o herói faz uma rápida aparição logo no começo do filme, só pro público "sentir o gostinho" do que está por vir.
Em resumo: Histórias em quadrinhos, livros, filmes e novelas com histórias que custam a deslanchar, correm o risco de serem "postas de lado" antes de seu deslanche.
O roteiro é bom quando:
Você lê uma história em quadrinhos, virando cada página com interesse no que vai acontecer, assiste a um filme sem sentir a hora passar, vê uma novela e fica aguardando pelo capítulo seguinte, lê um livro, sem conseguir parar.
Isso significa que o autor conseguiu capturar o seu interesse.

4) O BOM USO DO PERSONAGEM

É de extrema importância que o personagem aja sempre da sua forma habitual, portanto, ao escolher aquele que vai utilizar no seu roteiro, é sempre aconselhável "reciclar", lendo algumas histórias suas pois, por mais que você o conheça, poderá esquecer de algum detalhe importante de sua personalidade.

5) AS "GAGS"

Sempre que possível, procure "temperar" a história com "gags" - aquelas piadas ocasionais que você encotra comumente no decorrer das histórias em quadrinhos infantis (ou nas histórias do Homem-Aranha) e que, apesar de pouco (ou nada) terem a ver com o tema central, ajudam a enriquecer e principalmente a tornar a história mais engraçada.
A gag pode ser um simples trocadilho no texto, uma piada visual ou uma seqüência.
Nos temas mais sérios, (aventura, mistério) a gag é fundamental para "quebrar" a seriedade do roteiro, tornando-ao mais agradável. Por exemplo, as histórias do Mickey, sem as gags do Pateta, seriam fatalmente histórias sérias.
Sátiras de romances clássicos ou fatos históricos, nada mais são que os próprios romances ou fatos originais com a soma de gags no decorrer da história.
Veja a importância da gag nos desenhos animados de Tom & Jerry ou do Bip-Bip, o Papa-léguas, por exemplo, o tema central é praticamente o mesmo, mudando apenas as gags.
Nas comédias pastelão o tema central era extremamente simplese era justamente através da sucessão de gags que ele era alongado e enriquecido.
Tal é a importância da gag que nos estúdios de Walt Disney, existem pessoas exclusivamente para criar as gags dos desenhos animados.

6) TORNANDO A LEITURA AGRADÁVEL

É bom lembrar que o texto para funcionar, precisa ser claro, curto, gostoso e, sempre que possível, ter uma dose certa de humor (isso serve pra qualquer tema).
Procure sempre "falar" muito claro, para ser compreendido pelo maior número de pessoas possível, independentemente do público alvo. Evite deixar o roteiro complicado demais, com excesso de elementos, detalhes, etc...
Uma história confusa, que exija certa "ginástica mental", pode ser rejeitada logo de cara pelo leitor.
Evite que a história chegue ao final com necesssidade de grandes explicações . A boa história vai se complicando e se resolvendo no seu desenrolar, com naturalidade, não necessitando mais do que um balão ou uma piada, no final.
O excesso de textos (nos balões) "fecha" o apetite pela leitura, portanto,quando houver necessidade de maior exposição de um assunto, vale aumentar a quantidade de quadrinhos e balões, isso evitará a "poluição visual".

7) O FINAL

Talvez esse seja o ponto que determina o sucesso ou não de um roteiro, portanto tenha sempre em mente que, quanto melhor for a história, melhor ainda terá que ser o seu final.
Procure desenvolver o seu roteiro, reservando para o desfecho algo de grande impacto, que pegue o leitor de surpresa.
Evite problemas fáceis demais para o personagem resolver. Quanto mais difícil o problema, mais criativa será (e terá que ser) a solução. Lembre-se: a história perde totalmente o seu valor quando o leitor consegue adivinhar o seu final. O argumentista tem a obrigação de ser mais inteligente que o leitor.
Mas, como o argumentista vai criar um problema suficientemente complicado, sem correr o risco dele próprio ficar sem solução e acabar criando um final pouco convincente, para não perder a história?
É simples! Partindo do final, ou seja, partindo do mistério já solucionado, do problema já resolvido, do crime desvendado.
Daí, o argumentista vai criar toda a trama que levará àquela solução, e é nesta trama que ele terá de ser hábil, complicando ao máximo a investigação, cercando-a de elementos (de preferência que tenham a ver com o caso), que confundem o leitor, mas sem nunca esquecer de que tudo deverá levar a solução final de forma convincente e sem "furos". Lembre-se : uma história em quadrinhos pode ser lida várias vezes, portanto se houver alguma falha, o leitor acabará por percebê-la comprometendo todo o seu roteiro ... e seu autor.
Em resumo: a solução final nas mãos é um trunfo que o argumentista poderá usar para "brincar" com o leitor, sem correr o risco de decepcioná-lo.
Alfred Hitchcock, o mestre do suspense, dizia: "Deixem a platéia fazer parte do trabalho. Se vocês explicarem cada coisa, uma a uma , não haverá mistério".
Isto permite que o expectador de seus filmes, se torne um detetive à procura da solução. Com este sistema, pode se obter ótimos resultados também nas histórias em quadrinhos.
Tal é a importância do final de uma história que costuma-se dizer: "O final de uma história em quadrinhos, (principalmente se for a última da revista) poderá determinar se o leitor vai ou não comprar a próxima edição".
O leitor deve fechar a revista satisfeito.

CUIDADO COM O "DEPOIS DO FIM"

Após o caso resolvido, o fato encerrado, evite se prolongar com falas ou cenas,pois elas serão inúteis. Lembre-se, se o interesse do leitor terminou com o final da história, o que vier depois, só vai atrapalhar.
Nisso, Hitchcock também era mestre. Observe o final de seus filmes.
avatar
Genghis

Mensagens : 491
Data de inscrição : 18/10/2011
Idade : 30
Localização : teresina - PI

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Escrevendo Roteiros para Quadrinhos - Dicas, manhas e tecnicas -

Mensagem por junior_bascombe em Sex Out 28, 2011 4:36 pm

Eu gostei dessas dicas, jah usei tdas elas, ainda uso em tds meus roteiros. parabéns, muito boa essas suas dicas, Genghis.
avatar
junior_bascombe

Mensagens : 340
Data de inscrição : 23/06/2011
Idade : 19
Localização : Pio XII - MA

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Escrevendo Roteiros para Quadrinhos - Dicas, manhas e tecnicas -

Mensagem por Genghis em Sex Out 28, 2011 8:56 pm

junior_bascombe escreveu:Eu gostei dessas dicas, jah usei tdas elas, ainda uso em tds meus roteiros. parabéns, muito boa essas suas dicas, Genghis.

Vlws, cara.
Fico feliz em contribuir com a nossa arte!
avatar
Genghis

Mensagens : 491
Data de inscrição : 18/10/2011
Idade : 30
Localização : teresina - PI

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Escrevendo Roteiros para Quadrinhos - Dicas, manhas e tecnicas -

Mensagem por ScottPilgrim em Seg Jan 16, 2012 8:27 pm

Muito bom djôu!
avatar
ScottPilgrim

Mensagens : 7
Data de inscrição : 16/01/2012
Idade : 19
Localização : Teresina-pi

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Escrevendo Roteiros para Quadrinhos - Dicas, manhas e tecnicas -

Mensagem por PDR_OK em Ter Fev 28, 2012 8:20 pm

Eu tava escrevendo os meus roteiros aqui, sem ao menos saber como realmente é feito um roteiro. Agora q li, com certeza será mais fácil, afinal, não tem como aprender uma coisa da noite pro dia.
avatar
PDR_OK

Mensagens : 103
Data de inscrição : 10/01/2012
Idade : 22

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Escrevendo Roteiros para Quadrinhos - Dicas, manhas e tecnicas -

Mensagem por Genghis em Qua Fev 29, 2012 12:50 pm

É vero!
avatar
Genghis

Mensagens : 491
Data de inscrição : 18/10/2011
Idade : 30
Localização : teresina - PI

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Escrevendo Roteiros para Quadrinhos - Dicas, manhas e tecnicas -

Mensagem por goldslash em Ter Maio 01, 2012 11:32 am

Não sei eu posso usufruir do tópico para dicas mas... Eu prefiro fazer um "brainstorm"...

È onde eu pego um texto qualquer e vou botando todas as ideias... com base no roteiro, até mesmo antes da sinopse... Assim eu sei até quando ela é extensível ou robusta...

Então tipo lá estarão todas a ideias e possíveis acontecimentos da história acho q tipo uma timeline, todas vezes q eu fiz isso me ajudo demais...

Outra coisa é definir bem oq vc quer na história para não se perder... E também ir com calma ao ir fazendo ou ligando as partes...

E também palavras difíceis da língua portuguesa pode deixar o texto mais bonito, mas nem sempre eu recomendo , que tem textos que preciso de dicionário quase para ler ¬¬

E por fim o mais importante : LEIA MUITO!! Leia roteiros aq, leia fanfics lá, leia o q vier,pode ser livro, mas acho q até gibi vale... Quando eu era mais novo li todos o livro da coleção VAGALUME e agora antes de escrever li um "pack" de umas 100 fanfics, as com mais reviews e algumas com títulos interessantes, não sei quanto tempo levou acho q foi uns 2 mês lendo direto e ainda minha internet é ruim então carregava algo enquanto lia...

Mas tipo pense da seguinte forma, vc sempre vai ganhar algo lendo, digo seu conhecimento sempre aumenta, não ache q é tempo perdido...E também sua mente exercita, mas tarde no processo de criação vc verá as coisas de outra forma... E também acho q as coisa é por merecimento oq mais leu/estudou concerteza será um bom escritor...

Abraço, espero q vcs gostem.
avatar
goldslash

Mensagens : 2685
Data de inscrição : 12/04/2012
Idade : 25
Localização : é o termo usado em geografia e áreas afins para designar a posição de algo num espaço físico.

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Escrevendo Roteiros para Quadrinhos - Dicas, manhas e tecnicas -

Mensagem por ChenLong em Sab Maio 19, 2012 5:54 pm

Assim como o Goldslash, eu também uso um brainstorm.
Ajuda muito quando você tem uma penca de ideias e ainda não sabe como utiliza-las.

Isso me lembrou de uma matéria que fizeram sobre o roteiro de The Walking Dead.
É uma equipe que escreve a estória Shocked
Não lembro quantos roteiristas são exatamente, mas era por volta de 6 pessoas...
Eles se reunem e colocam na mesa todas as ideias que tiveram para o próximo episódio.
Depois o chefe(não sei como é chamado), escolhe as ideias que mais lhe agradaram e coloca elas em pratica, mudando alguma coisa, melhorando outra, conectando as cenas, etc...

Então pra quem ta com dificuldades de fazer um roteiro:

Persista bastante.
Não vá desistir porque as ideias não aparecem, lembre-se que você está criando isso sozinho. O que é muito mais dificil do que ter uma equipe lhe dando ideias(obvio).
Ao terminar sua estória, com certeza vai ser recompensador. Ler e ver que foi tudo criado somente por você Wink

*Tá! não sou muito bom em motivar, foi o melhor que consegui kkkk*
avatar
ChenLong

Mensagens : 644
Data de inscrição : 18/05/2012
Idade : 28
Localização : Rio Grande do Sul - RS

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Escrevendo Roteiros para Quadrinhos - Dicas, manhas e tecnicas -

Mensagem por Pedro La Ruína em Sab Maio 19, 2012 6:18 pm

Já escrevi alguns textos sobre dicas para escrever, se quiserem posto aqui no fórum. Eu concordo com cada palavra de goldslash, na minha opinião ler e observar são as ações mais impotantes do mundo, lembro até de uma citação que li uma vez na minha infância. "Torna-te mestre das palavras, porque aquele que domina as palavras tem poder sobre os outros".
Acho que deve ser interessante trabalhar com um equipe de roteiristas, mas por outro lado, vários autores podem entrar em conflito e aí escrever se torna um problema.
avatar
Pedro La Ruína

Mensagens : 906
Data de inscrição : 06/05/2012
Idade : 25
Localização : GO

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Escrevendo Roteiros para Quadrinhos - Dicas, manhas e tecnicas -

Mensagem por Washi em Sab Jun 09, 2012 3:41 pm

Sempre uso Gags! Twisted Evil
avatar
Washi

Mensagens : 166
Data de inscrição : 27/05/2012
Idade : 19
Localização : Minas Gerais

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Escrevendo Roteiros para Quadrinhos - Dicas, manhas e tecnicas -

Mensagem por Pedro La Ruína em Sab Jun 09, 2012 3:49 pm

todas as gags que faço são involuntárias, sou péssimo como piadas, toda que fez que tento fazer uma piada o resultado é um grande fracasso. Uma vez eu tive que escrever um conto de comédia na história, a professora achou o meu conto bastante mórbido. Mas ás vezes as pessoas acham engraçados algumas coisas que escrevo e que eu não tive a intenção de ser engraçado.
avatar
Pedro La Ruína

Mensagens : 906
Data de inscrição : 06/05/2012
Idade : 25
Localização : GO

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Escrevendo Roteiros para Quadrinhos - Dicas, manhas e tecnicas -

Mensagem por Washi em Sab Jun 09, 2012 3:55 pm

kkkk! Pra mim é fácil pois sou akele tipo de pessoa palhaça! Eu faço piada com tudo! É tipo um mecanismo!
avatar
Washi

Mensagens : 166
Data de inscrição : 27/05/2012
Idade : 19
Localização : Minas Gerais

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Escrevendo Roteiros para Quadrinhos - Dicas, manhas e tecnicas -

Mensagem por Alexandre em Sex Set 28, 2012 8:10 pm

Valeu pelas dicas Genghis vou tentar fazer o meu tbm seguindo essas dicas.
ja estou com umas ideias na cabeça aguardem.
avatar
Alexandre

Mensagens : 191
Data de inscrição : 03/09/2012
Idade : 31

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Escrevendo Roteiros para Quadrinhos - Dicas, manhas e tecnicas -

Mensagem por Augusto thales em Sex Set 28, 2012 9:17 pm

O meu maior problemas são as gags, se já não sou muito bom com os meus roteiros, sou pior ainda com humor.
avatar
Augusto thales

Mensagens : 185
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 20
Localização : Lá em Marte

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Escrevendo Roteiros para Quadrinhos - Dicas, manhas e tecnicas -

Mensagem por CarlinhosNascimento em Sab Jul 27, 2013 5:04 pm

Ótimas Dicas!

Estou me animando para escrever novamente...
avatar
CarlinhosNascimento

Mensagens : 36
Data de inscrição : 08/02/2012
Idade : 27
Localização : Monsenhor Tabosa, Ceará

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Escrevendo Roteiros para Quadrinhos - Dicas, manhas e tecnicas -

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Novo Tópico   Responder ao tópico

 :: DICAS :: Roteiro

 
Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum