O que são BEATS?

Novo Tópico   Responder ao tópico

:: DICAS :: Roteiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O que são BEATS?

Mensagem por gabs, the gabs em Qua Jan 14, 2015 8:08 am

Para os roteiristas de plantão:

Vocês conhecem o que são 'beats'(batidas) em uma história? Se sim, ótimo! Se não, é bom saber que você pode estar perdendo a essência do que é se contar uma boa história.

Uma 'batida' nada mais é do que um arranjo de elementos que compõe elementos estruturais de uma história. Há várias definições e classificações dos beats, mas a que eu considero mais pontual e fácil de se 'guiar' é a do escritor e consultor de roteiros Blake Snyder, a Blake Snyder's Beat Sheet(B2S2).

Após estudar milhares de roteiros profissionalmente, Snyder conseguiu distinguir 15 beats recorrentes que são as ferramentas necessárias para se estruturar uma história.
Aqui, Tim Stout dá um resumo destes beats de forma rápida:[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

E no site do próprio de Snyder(Save the Cat! - [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] podemos comprar seu livro, que originou essa abordagem dos beats, assim como ver a análise de várias obras sob o ponto de vista desta estruturação. Há várias obras conhecidas, desde Frozen até Twilight Zone, e todas servem para nos mostrar como o que importa é como se estruturar, ou seja, como contar bem uma história, e não necessariamente se ela envolve só dois personagens em um elevador ou uma invasão alienígena ao planeta.

Uma dica? Leiam a análise de Jurassic Park. É uma obra magnífica de storytelling.

E vocês? Suas histórias conseguem entregar ao leitor estas batidas básicas de uma boa história e manter o ritmo?

Ou vocês nem faziam ideia disso?
gabs, the gabs

Ver perfil do usuário

Re: O que são BEATS?

Mensagem por Ashirogi Muto em Sex Jan 16, 2015 4:40 pm

depois leio com mais tempo (ate pq ta em inglês, pra mim demoraria um pouco mais para ler)........................

tem muita coisa que faço, que não sei nem o nome......... talvez eu já sabia disso e nem fazia ideia......

Ashirogi Muto

Ficha do personagem
nome :: teste
classe:: teste

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Novo Tópico   Responder ao tópico

:: DICAS :: Roteiro

Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum