Grupo de estudos: Figura Humana

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Grupo de estudos: Figura Humana

Mensagem por JP Vilela em Ter Dez 10, 2013 9:01 am

Então pessoal, tudo certo? Finalmente meu espírito de vingança está livre para assombrar esse fórum novamente sem pesar na minha consciência. Como já discutimos no outro tópico a idéia de usar o fórum + outras ferramentas para dinamizar esse grupo de estudos é algo bem interessante, então vou utilizar este post mais para arquivar coisas como posts didáticos e referências visuais importantes. Aos interessados em participar vamos a umas regras bem simples:

*Respeito aos colegas em todos os posts, estamos aqui para nos aperfeiçoar e ninguém é melhor do que ninguém, então comportem-se.
*Evitem flodar este tópico com posts minúsculos de conversas paralelas e coisas do tipo.
*Antes de siarem postando perguntas, certifiquem-se de que elas já não estaria respondida em um post anterior, ou seja, leiam os posts.  
*Posts relacionados a outras ferramentas como o skype, youtube etc... vamos ficar usando o outro tópico para nos organizarmos quanto a isso.


Bem, com estes avisos dados, vamos começar. It's on!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estudo da Figura Humana: Capítulo 1 - Episódio 1: O que diabos é isso?


Bem, eu mesmo não sabia responder, então como todo bom desocupado curioso e com acesso a internet, sai navegando por ai para achar respostas, e os resultados foram um pouco inconclusivos.

http://fabianaeaarte.blogspot.com.br/2011/03/figura-humana.html escreveu:"O primeiro estudo das proporções do corpo humano foi feito por Leonardo da Vinci, em 1500. Um dos maiores gênios de todos os tempos, Leonardo da Vinci (1452 - 1519) atuou como pintor, escultor, inventor, arquiteto e cientista. Foi precursor do avião e entre inventos destacam-se o escafandro, o pára-quedas e o isqueiro."

As fontes que achei mais interessantes, caso queiram dar uma lida e comentarem sobre isso tudo:

http://pt.slideshare.net/lismaradeoliveira/a-figura-humana-na-arte-18135642
http://fabianaeaarte.blogspot.com.br/2011/03/figura-humana.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Desenho_de_modelo_vivo

Então resolvi interpretar o significado do Estudo da Figura Humana e separa-lo em 3 etapas:

Estudos básicos da anatomia.
Estudos avançados de anatomia.
Desenho de modelo vivo.

Então, eu proponho que façamos a progressão de nossos estudos seguindo essa ordem ai de cima. Estudos básicos são enciscais, proporções, noções gerais de como o corpo é e como ele se comporta e coisas do tipo. E como o próprio nome diz eles são a base para podermos nos aprofundar em coisas mais avançadas. Com estudos avançados me refiro a musculatura, diversidade de arquétipos e formas, disposição de membros do corpo em posições complexas e por ai vai. E o desenho de modelo vivo nada mais é do que a prática que leva a perfeição, é o ato de se tentar desenhar uma pessoa na vida real da melhor e mais rápida maneira possível.  

Possivelmente, estudar o básico pode ser massante para algumas pessoas, eu vou participar por que acho que tenho uma base muito pobre. Se você não quer entrar nessa parte não tem problema, muito embora eu recomende que todos pratiquem desde o começo por que assim podemos ter uma melhor ideia de como está o nível geral da galera.

Agora vou entrar em um tópico meio polêmico:


Quero que entendam algo, de maneira alguma eu estou desmerecendo o estilo de arte conhecido como mangá/anime. Mas algo que eu descobri por experiência é que se você começar desenhando almejando atingir um traço como um mangá/anime sua curva de aprendizado torna-se bem mais acentuada na hora de se dominar anatomia e coisas do tipo. O por que? Por que querendo ou não, o mangá/anime quando se trata de retratar pessoas/personagens utiliza soluções bem simplificadas. Isso meio deixa o artista acomodado a um tipo só de solução para rostos por exemplo, e quando quer criar uma diversidade maior para seus personagens só consegue mudar a roupa/corte de cabelo. Não estou dizendo que é errado estudar anatomia tentando adaptar os conhecimentos adquiridos ao seu estilo, estou dizendo para tentarem aprender os detalhes anatômicos de maneira correta para conseguirem adapta-los ao seu traço. Então não tenham medo de se arriscar em tentar soluções mais próximas do realismo, se realmente conseguirem dominar tais noções, sem sombra de dúvida será fácil traduzi-las de alguma maneira para seu próprio traço. Um bom artista, ao menos pelo víeis comercial da coisa, é aquele que consegue ser astuto, dinâmico, cheio de truques na manga. Alguém que consegue atingir um determinado resultado de várias maneiras possíveis.  

Uma coisa é entender anatomia e perverter seus conceitos para satisfazer seu estilo, outra completamente diferente é tentar esconder a falta de conhecimento e técnica atrás de algo altamente estilizado.

Tirando esses pensamentos do caminho, vou elaborar o post com os primeiros assuntos técnicos/didáticos e uns execícios básicos ainda hoje, então... até mais.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Estudo da Figura Humana: Capítulo 1 - Episódio 2: Introdução aos Estudos.


Primeiramente, vou copiar uns assuntos e exercícios básicos de um blog que eu achei, ele está linkado ai encima.

Como já disse, acho que começar do básico é a melhor escolha, nivelar quem ainda tem dificuldades e relembrar de detalhes que talvez as pessoas com mais prática tenham se esquecido:


PROPORÇÕES GERAIS:

Em um desenho, o tamanho de cada parte do corpo depende do tamanho da cabeça.

Torso (peito e quadril) – 3 cabeças
Coxa – 2 cabeças
Pernas – 2 cabeças
Braços – 1,5 cabeça
Mão – um pouco menor que 1 cabeça

Observe também:
O cotovelo vai até a medida da terceira cabeça;
O pulso vai até a medida da quarta cabeça;
O joelho chega até a medida da sexta cabeça.

         

É claro que essas medidas não são rígidas. Elas variam conforme a raça, a região e as características familiares. Além disso, há características individuais, porque cada ser humano é único. No entanto, elas podem ser usadas como modelo inicial. Também levem em conta que a métrica americana de medir corpo com um total de 8 cabeças é algo que julgo meio fora da realidade. Uma pessoa com "8 cabeças de altura" é uma pessoa alta, com um cerca de 1,85 de altura. Então, usem esse tipo de métrica de maneira consciente.

>>>6 cabeças para pessoas com 1,50 de altura
7 cabeças para pessoas com 1,60~~1,75 de altura
8 cabeças para pessoas com 1,85~~1,90
9 cabeças para pessoas com 2,00<<<


Bem com estes conceitos em mente, vamos continuar.

POSIÇÃO DO ROSTO

O desenho do rosto começa com as linhas básicas: uma vertical, para o nariz, e duas horizontais, uma para os olhos e outra para a boca. São essas linhas que vão determinar a posição do rosto (de frente ou de perfil) e a disposição dos elementos nesse espaço. Observe como, de acordo com a linha vertical, viramos o rosto para um lado ou para o outro. Veja também que as outras linhas acompanham a vertical:






DESENHANDO O NARIZ E A BOCA

Por estarem muito próximos, o nariz e a boca formam um conjunto, que deve ser desenhado com traços leves.

Duas dicas importantes:

Entre o nariz e a boca há uma distancia de mais ou menos a largura de um dedo;
Para desenhá-los no lugar certo, imagine um ponto central entre as sobrancelhas. Trace um triângulo até o final do rosto. As abas do nariz e os cantos da boca ficarão apoiados nessas linhas, como mostra a ilustração ao lado.


------------------------------------------------------------------------------------------------


Exercícios:
 

*prazo sugerido para a conclusão de todos: 1 semana.

1º) Desenhe um olho na seguinte posição:

a) De frente, olhando para frente.
b) De frente, olhando para o lado.
c) De perfil, olhando para frente.
d) De perfil, olhando para cima ou para baixo.

2º) Faça esboços:

a) Boca e nariz de frente.
b) Boca e nariz de perfil.
c) Orelha de frente.
d) Orelha de perfil.

3º) Faça o desenho de um corpo humano desnudo, de frente e de perfil. Use a métrica de contagem de cabeças, comece pela cabeça, e a partir dela meça as outras partes do corpo. Primeiro faça um esboço a lápis e vá acertando as proporções. Quando achar que já está bom, cubra as linhas definitivas com caneta preta(arte tradicional). Se vire e depois faça uma line bonitinha(arte digital).

NOTA: Omita órgãos reprodutores e mamilos(por que pode dar ****** devido a censura de alguns fóruns)

a) Desenho de um corpo masculino( frente e perfil)
b) Desenho de um corpo feminino ( frente e perfil)

*fonte dos exercícios: http://fabianaeaarte.blogspot.com.br/2011/03/figura-humana.html

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bons estudos pessoal! E se lembrem, "A prática LEVA a perfeição, de uma forma ou de outra".


JP Vilela

Mensagens : 533
Data de inscrição : 16/02/2013
Idade : 25
Localização : Cidade dos Canibais - PE

Ficha do personagem
nome :: Ogriv
classe:: Blood Mage

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Grupo de estudos: Figura Humana

Mensagem por JP Vilela em Sab Dez 28, 2013 8:37 am

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estudo da Figura Humana: Capítulo 1 - Episódio 2: Palitos, linhas e formas geométricas.





--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Então, vamos dar continuidade aos assuntos básicos abordando três técnicas que meio que se complementam na hora da construção de um desenho de um corpo, e esses são: A técnica do boneco palito. A técnica das formas geométricas. e a técnica da linha de ação.

*Para a parte do conteúdo dessa aula, eu dei uma lida nesse post aqui: http://www.desenhoeilustracao.com/2010/05/curso-de-desenho-online-dica-de-desenho.html

Ficou bem legal a maneira com a qual o autor explicou, então vale a pena dar uma conferida.

Para a outra parte procurei em outros fóruns como a central de quadrinhos: http://centraldequadrinhos.com/forum/index.php?/topic/9230-aprendendo-tecnica-para-desenho-de-personagem-tecnica-palito/

Créditos para o autor desse tópico, que eu peguei algumas imagens para ilustrar este post.

Dito isso, vamos aos assuntos:

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

BONECO PALITO:






O nome é bem autoexplicativo, na fase de esboço, você cria um boneco palito para determinar a pose e a disposição dos membros do corpo para ver se vai ficar tudo direitinho:






No caso dessa imagem, podemos ver o processo inverso, a modelo foi desconstruída até a estrutura básica de um boneco palito. Com este tipo de esboço é muito fácil identificar as juntas do corpo, e a partir dele podemos criar , ou desconstruir poses bem mais complexas e entender como reproduzi-las. 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

FIGURAS GEOMÉTRICAS:


Bem, essa é um pouco mais complexa, por que lida muito mais com perspectiva e volume em um espeço “tridimensional”, pode ser considerada uma evolução do boneco palito, ou o passo seguinte para algumas pessoas. Consiste em utilizar-se de algumas formas geométricas simples, como círculos quadrados e triângulos para definir o formato de um corpo. Se você quiser explorar mais profundidade e volume, vá enfrente e tente encaixar as formas tridimensionais.






Uma dica é para não seguir a risca as formas geométricas, apenas usar um pouco o formato delas para construir seu personagem. Usuários um pouco mais avançados vão construindo o corpo em seus desenhos com simplificações de grupos de músculos, principalmente para personagens com este tipo de característica mais destacadas.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LINHA DE AÇÃO DA COLUNA:

Okay... esse conceito é meio complicado, por que eu pensava que se chamava "linhas de ação", mas essa nomenclatura serve mais para quando queremos esboçar uma sequencia de movimentos, em outros lugares já vi chamarem de linhas de ação as speed lines que muitos mangás usam.  Então aqui vou chamar de linha de ação da coluna, que nada mais é do que criar uma linha que representa a coluna vertebral e sua posição em um determinado desenho. Essa posição é algo muito importante, por que ela influencia muito na pose como um todo, principalmente em sua naturalidade.







Pessoas são curvadas, mesmo aquelas com melhor postura do universo possuem um formato meio curvo na coluna, que vai se tornando cada vez mais ondulado dependendo de sua postura, ou dos problemas de postura de alguém.  Dá para afirmar com certeza que um desenho no qual você passa uma linha de ação e ela fica reta comprova que a pose utilizada não é nada natural, então atente para este detalhe da próxima vez que estiver desenhando um personagem principalmente se não for naquela perspectiva frontal onde a linha da coluna é quase reta mesmo.




--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Exercícios:

*prazo sugerido para a conclusão de todos: 1 semana.




FIGURA A



FIGURA B



4º) Usando as figuras A e B como referência, desenhe estrutura do corpo com a técnica do boneco palito,  identifique a linha de ação(ambos os desenhos, use outra cor para descrimina-la, se possível).

a) Esboço para a figura A
b) Esboço para a figura B

5º)  Sobre os rascunhos feitos para o exercício anterior, esboce uma estrutura mais complexa, com ajuda de algumas formas geométricas básicas (faça as adaptações das formas quado necessário).  

a) Esboço para a figura A
b) Esboço para a figura B

6º) Utilize o esboço do exercício anterior para finalizar os dois personagens.

a) Personagem A
b) Personagem B

*Para quem não sabe como é o esquema, poste seus desenhos dos estudos nesse tópico aqui: http://dpzine.forumeiros.com/t2298-grupo-de-estudos-figura-humana-exercicios

Eles serão comentados e corrigidos se necessário. ;D


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bons estudos pessoal! E se lembrem, "Quem quiser chegar à nascente, tem que nadar contra a correnteza.".




JP Vilela

Mensagens : 533
Data de inscrição : 16/02/2013
Idade : 25
Localização : Cidade dos Canibais - PE

Ficha do personagem
nome :: Ogriv
classe:: Blood Mage

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum