Olá!
Venho aqui através desse tópico mostrar um tutorial de como personalizar as páginas de mangá para enviar ao DPZINE (Desenhe e Publique).
Umas das princiapis regra do site é, enviar as páginas de mangá na dimensão de 590x690. Por que 590x690? Porque nessa dimensão é mais fácil o carregamento para os visitantes e é mais leve para a equipe do site abaixar. Mas muita gente não envia na dimensão pedida pelo site, tornando um trabalho muito cansativo, chato e desgastante de personalizar todos os mangás enviados ao dpzine, somente cinco pessoas fazem isso, o Cristiano Gomes, Renan Amaral, Sandro, Lígia e o Emerson que enviam nessa dimensão, que rapidamente seus mangás são postados no site.
O site do DPZINE tem uma equipe pequena e muita atarefada com o dia a dia, mal sobra tempo para criar os novos projetos, porque temos que editar as páginas para 500x690, ainda mais que na maioria das vezes é só eu que faço isso T__T.
Então vou criar um mini-tutorial, pra vocês me ajudarem nesse processo, ficando mais fácil pra mim e me deixando com mais tempo livre. Já que depois desse tutorial,
SE A PESSOA INSISITIR EM ENVIAR ACIMA DA DIMENSÃO PEDIDA PELO SITE, SEU MANGÁ NÃO SERÁ ACEITO, SÓ SERÁ ACEITO SE ESTIVER NA BENDITA MEDIDA DE 500x690. Vamos ao tutorial.
O programa que uso é o Adobe Fireworks CS5, mas vou explicar como colocar numa dimensão de 500x690 no Macromedia Fireworks MX que está em português. Se você já tiver o programa, beleza, se não tiver não se preocupa, nesse link logo abaixo tem uma versão para download.
hotfile.com hotfile.comFireworks-MX-BR.zip.htmlATUALIZANDO, o programa foi removido pelo Hotfile, mas se você é uma pessoa inteligente, irá usar algum site de busca pra encontrar uma versão do Fireworks disponível para download, no próprio site da Adobe tem a versão teste para download gratuito.O tamanho do programa é de
41MB, bem leve se comparado ao CS5 com quase
600MB.
Abaixado o programa, abre ele e faça os seguintes procedimentos:

• Clique Ctrl+N e coloque as seguintes medidas no novo documento, Largura: 500, Altura: 690 e depois clique em OK

• Agora clique em Ctrl+R para importar a imagem do mangá, seleciona e clique em Abrir.

• Coloque o indicador que irá aparecer no topo do documento do e araste até a parte inferior do documento, como na imagem.

• Depois de ter colocado a pagina do documento agora é a hora de Exportar a pagina para uma pasta com as páginas do mangá, clique Shift+Ctrl+X e coloque no formato JPEG e clique em Exportar.

• Depois aparecerá uma janela como na imagem acima, coloque a numeração das páginas como no exemplo, 00, 01, 02, 03.... 18, 19, 20... e assim vai, ok.
• Depois disso é só colocar em uma pasta zipada ou arquivo WINRAR e enviar para o e-mail do DPZINE, com o título do zine e seu nome, depois só esperar a publicação.
Fazendo isso, você ajudará e muito o trabalho do DPZINE e terá mais atualizações de mangás, ilustração e tirinhas. Qualquer duvida é só responder esse tópico
Até!