dp.fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas de Conflitos

Ir para baixo

 Dicas de Conflitos Empty Dicas de Conflitos

Mensagem por Akira Takuyashi Qua Mar 20, 2013 11:22 am

O eixo central de toda história de ficção.

Um personagem interessante não é garantia de uma boa história. Ainda que você o caracterize de forma complexa e original, isso não é suficiente para desenvolver um enredo. Sem um conflito, sua narrativa não passa de um dossiê sobre o personagem.

O eixo central de toda história de ficção são os dramas e dificuldades vividos pelo protagonista na busca de um desejo.

Quando o personagem se confronta com um dilema, problema ou desafio, o leitor imagina o que ele faria na mesma situação. Os conflitos da história criam oportunidades para ele pensar sobre o seu próprio comportamento e experimentar, através do personagem, possíveis soluções para conflitos similares que ele enfrenta em sua vida.

Mas por que conflitos são o eixo central de toda história?

Por que eles são tão importantes no desenvolvimento de narrativas de ficção originais?

Suas experiências, combinadas à sua personalidade, é o que tornam você uma pessoa única. Elas moldam a forma como você se vê e se comporta no mundo. Mas é somente quando você está diante de um conflito que aspectos essenciais do seu caráter vem a tona.

Quando você encontra um problema ou está em uma situação de perigo, você tem duas escolhas: reagir ou não reagir. Essa escolha revela traços essenciais sobre quem você é. Sob pressão, seguindo seus instintos de sobrevivência e adaptação, sua personalidade vem à tona em sua forma mais pura e autêntica, revelando suas maiores qualidades e fraquezas.

Você pode decidir não reagir e simplesmente aceitar as possíveis consequências desse problema ou perigo. Ou você pode reagir e enfrentar todos os obstáculos que forem necessários para eliminar esse problema ou ameaça. Ao assumir o controle da sua vida e lutar para alcançar algo que você quer, você sempre sai transformado, tendo aprendido alguma lição sobre você e sobre o mundo.

Esse mesmo raciocínio se aplica aos personagens que você cria.

Conflito é o eixo central de toda a história porque ele abre espaço para reavaliação e transformação.

E é exatamente isso o que buscamos em obras de ficção: uma oportunidade para reforçar, repensar, testar e, possivelmente, mudar nossa visão sobre o mundo e sobre nós mesmos.

Os conflitos da sua história podem existir em 3 níveis:

1. Nível emocional (na mente do personagem)

Quando o único obstáculo entre o protagonista e seu objetivo é algo de natureza emocional, o drama da história acontece na mente do personagem.

O significado desse tipo de narrativa está no reconhecimento e entendimento das suas falhas e limitações, acompanhada de uma mudança de atitude em relação à vida.

O catalisador dessa mudança pode vir de dentro para fora, através de reflexão profunda, ou de fora para dentro, através das palavras de um amigo, professor, mentor ou mesmo de um livro ou filme.

Traumas, inseguranças, ambições, desejos escondidos, falhas de caráter, inibições, instintos incontroláveis são ingredientes comuns nesse tipo de história.

2. Nível pessoal (nas relações do personagem)

Quando o desejo de alguém se opõem ao desejo do protagonista, o drama da história acontece na relação pessoal entre os dois personagens.

O significado desse tipo de narrativa está na busca por uma resolução para o conflito que satisfaça o protagonista, e exponha a real natureza da sua relação com seu antagonista.

Ressentimentos, brigas mal resolvidas, diferenças entre personalidades, conflitos de interesse, desejos contraditórios são ingredientes comuns nesse tipo de história.

3. Nível social (no ambiente onde o personagem vive)

Quando o ambiente cultural, econômico e político em que o personagem se encontra impede ele de alcançar um objetivo ou vai contra um aspecto essencial de sua personalidade, o drama da história é vivido socialmente.

O conflito e ameaça trazidos por estruturas sociais rígidas fazem o personagem se questionar e provar para si mesmo a importância que ele dá para aquilo em que acredita.

O significado desse tipo de narrativa está no questionamento de leis, normas sociais, modelos de pensamento, comportamentos padrão, tradições culturais e preconceitos.

Ascensão social, contato entre culturas diferentes, regimes políticos rígidos, perdas materiais, guerras são ingredientes comuns nesse tipo de história.



Quanto mais níveis de conflito são explorados em uma história, mais complexa, envolvente e intrigante ela se torna.

Acontecimentos significativos na vida de um personagem – tais como romance, ganhos materiais e mudanças de status – são catalisadores de dramas e conflitos envolventes.
Akira Takuyashi
Akira Takuyashi

Mensagens : 655
Data de inscrição : 28/09/2012
Idade : 27
Localização : Rj

http://akiratakuyashi.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos